A Consulplan é uma banca organizadora de concursos públicos que tem ganhado destaque no cenário nacional. Se você está se preparando para um concurso organizado por essa banca, é fundamental conhecer seu perfil e estilo de prova para otimizar seus estudos e aumentar suas chances de aprovação. Leia o artigo completo e fique informado.
Leia também: O Método Cebraspe: O Que Esperar e Como se Preparar
Conheça a Banca Consulplan
Fundada em 1996 em Muriaé (MG), a Consulplan é uma banca privada que já realizou editais de concursos, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça (TJ), Embrapa, Aeronáutica, Ministério da Educação, Correios, prefeituras, entre outros.
Em comparação com outras bancas, como FGV e Cebraspe, a Consulplan apresenta um nível de dificuldade menor. No entanto, engana-se quem pensa que a prova é fácil, pois é necessário que o candidato fique atento a algumas particularidades dessa banca.
Pensando nisso, exploramos no próximo tópico quais são essas características e como são cobradas em prova. Veja a seguir.
Qual é o Estilo de Provas da Consulplan?
As provas organizadas pela Consulplan geralmente são de múltipla escolha, ela também tem apresentado atualmente enunciados mais longos. Apesar disso, essa banca costuma trabalhar com objetividade, isto é, as perguntas ao final do enunciado são feitas de forma clara e objetiva.
Em geral, o que pode confundir o candidato que está realizando a prova é o tamanho do enunciado, que contém muitas informações; juntamente com alternativas que até podem ser verdadeiras, porém não respondem a pergunta da questão.
Agora que você entendeu o estilo de questão/alternativas, veja a seguir as principais disciplinas cobradas pela banca:
- Língua Portuguesa: foca na gramática normativa, incluindo tópicos como colocação pronominal, pontuação, concordância verbal, crase, ortografia e vocabulário. Também são comuns questões de interpretação de textos, com ênfase em temas sociais e textos de jornais e revistas;
- Informática: as questões abordam o uso prático de ferramentas do cotidiano, como hardware básico e o pacote Office. As questões geralmente são de fácil resolução e focam em conceitos simples;
- Direito: a Consulplan cobra a letra de lei (lei seca), sem exigir muita doutrina ou jurisprudência. Os autores mais citados são Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo) e Alexandre de Moraes (Direito Constitucional). Os tópicos recorrentes em Direito Administrativo incluem a Lei de Improbidade Administrativa, a Lei 8112/1990, Licitações e Atos Administrativos;
- Atualidades e Conhecimentos Gerais: além de temas nacionais e internacionais, é importante ficar atento a conteúdos locais, especialmente para concursos municipais, que costumam ser mais específicos;
- Matemática: a Consulplan cobra principalmente aritmética básica, funções, geometria analítica, sistemas lineares e porcentagem;
- Raciocínio Lógico: os temas mais comuns são sequências, probabilidade, análise combinatória, raciocínio sequencial e lógica proposicional. A aplicação de fórmulas e memorização rápida, como o uso de flashcards, é uma boa estratégia para essa disciplina.
Agora, você já está informado sobre como é o estilo de prova da banca Consulplan, então, confira no próximo tópico uma dica final que preparamos para você se preparar melhor para o dia da prova.
Dica Final para o Dia da Prova
A nossa dica final para o dia da prova é: preste o máximo de atenção à pergunta da questão. Como já mencionamos, a banca pode acabar causando uma confusão proposital ao apresentar muitas informações em um único enunciado.
Portanto, para evitar armadilhas e garantir que você está respondendo corretamente, leia atentamente a questão e grife as partes principais. Isso vai ajudá-lo a focar nos pontos mais importantes e a eliminar alternativas que, embora possam parecer corretas, não respondem diretamente à pergunta.
E se você quer se preparar de forma completa para concursos, não deixe de conferir os planos de assinatura do Decorando a Lei Seca no site e aproveitar as vantagens de uma preparação focada e assertiva.