Skip to main content

A banca Cebraspe costuma ser temida pelos candidatos por conta de seu método único e inovador. Neste artigo, desmistificamos esse método, exploramos um pouco da história dessa banca até se tornar de fato Cebraspe, como também disponibilizamos algumas dicas para você se preparar para a prova.

Se você está se preparando para concursos da banca Cebraspe, leia o artigo completo e saia na frente dos outros candidatos! 

O Que É a Banca Cebraspe?

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, mais conhecido como Cebraspe, é uma das bancas mais atuantes do Brasil, principalmente na esfera federal. Nos últimos anos, elaborou editais de grandes concursos nacionais, como: INSS, Caixa, PF e PRF.

Por muito tempo, foi intitulada como Cespe/UnB, que era responsável pelas provas de acesso ao ensino superior da Universidade de Brasília. Somente em 2014, quando assinou o contrato de gestão com o MEC, passou a ser chamada de Cebraspe.

A banca ganhou destaque por desenvolver um método próprio e inovador para a elaboração de provas, adotando um modelo que prioriza o raciocínio lógico e a interpretação crítica. Esse método foi um dos grandes diferenciais da Cebraspe, o que levou a instituição a se tornar uma das principais bancas examinadoras do Brasil.

Método de Elaboração das Provas Cebraspe

Além da redação, o Cebraspe possui duas formas de avaliação: múltipla escolha ou “certo ou errado”. Veja abaixo as características de uma delas.

Método de múltipla escolha 

As questões de múltipla escolha baseiam-se em uma pergunta com várias alternativas. Este método é bastante familiar para os candidatos, pois a maioria das bancas usa essa formatação de prova. Portanto, de certo modo, quando as questões são formuladas dessa maneira, a prova acaba sendo mais confortável para alguns candidatos.

Método “certo ou errado” 

Este método é bastante polêmico entre os candidatos, pois uns adoram e outros detestam. Isso acontece porque o método “certo ou errado” funciona da seguinte forma: a formulação de questões se dá a partir de uma afirmação em que o candidato precisa julgar se ela está certa ou errada. 

Caso o candidato erre uma questão, ela automaticamente anula outra que foi respondida de forma correta. Além disso, há a opção de deixar a questão em branco, o que não diminui nem acrescenta pontos. 

Este formato estimula o raciocínio do candidato, e privilegia a compreensão em detrimento  do mero conhecimento memorizado. Além disso, é defendido como sendo uma método objetivo e mais fidedigno de avaliação do conhecimento dos candidatos.

Agora que você conhece os métodos de avaliação da banca Cebraspe, pode surgir a seguinte pergunta: como devo me preparar para este tipo de prova? Para auxiliar você nesse processo, no próximo tópico, exploramos mais a respeito desse assunto.

Como o Candidato Pode Se Preparar para os Concursos Cebraspe?

Agora, você já sabe que o método Cebraspe, geralmente, adota um sistema de correção que penaliza respostas erradas, então, para ter êxito no dia da prova, você precisa estudar de forma estratégica. Foi pensando nisso que elaboramos algumas dicas essenciais para você se preparar. Segue abaixo:

Foque em conteúdos essenciais

Como o Cebraspe valoriza o raciocínio lógico e a interpretação, não adianta decorar conteúdos sem compreendê-los. Estude de forma profunda os temas do edital e foque em tópicos-chave que costumam ser mais cobrados. 

Dedique-se também às áreas em que você tem mais dificuldade, pois isso pode fazer a diferença no dia da prova. O ideal é tentar responder com segurança, o que exige um bom domínio do conteúdo. Além disso, a estratégia ideal é não chutar questões de forma desenfreada e nem deixar muitas questões em branco. 

Resolva provas anteriores

Uma das melhores maneiras de se familiarizar com o estilo das provas da Cebraspe é resolver questões de concursos passados. Isso ajudará a entender o tipo de abordagem das questões e a forma como o conteúdo é cobrado e as áreas mais recorrentes. Além disso, permite que o candidato treine o tempo de prova e se acostume com a pressão do concurso. 

Considere cursos preparatórios

Se necessário, invista em cursos preparatórios, eles oferecem materiais atualizados, simulados, e aulas que podem facilitar sua preparação.

Gostou das dicas? Caso esteja se preparando para a banca Cebraspe, considere aprofundar seus estudos com uma plataforma especializada! Sendo assim, convido você a conhecer o Decorando Lei Seca e saber mais sobre nossos planos no nosso site. Bons estudos!

Decorando a Lei Seca

Decora é um cérebro simpático e cheio de sabedoria, dedicado a tornar o aprendizado da Lei Seca mais acessível e divertido. Com um método inovador de memorização, ele transforma conceitos complexos em algo simples e criativo, ajudando estudantes a superarem os desafios do mundo dos concursos. Sua jornada como mentor e guia educacional o tornou uma lenda no mundo jurídico, sempre com o objetivo de tornar o estudo mais leve e eficaz para todos.

Deixe um comentário